As funções das linguagens de programação como Java, PHP, C , Assembly e outras, são as que fazem a comunicação entre a máquina e o ser humano, ou seja, é através de um linguagem de programação que o ser humano pode dizer a máquina o que fazer e como fazer.
Existem dois tipos de linguagens de programação: a de baixo nível e a de alto nível. As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pela máquina, como por exemplo a famosa Assembly. Já a comunicação, é feita de forma rápida, entretanto, é necessário um alto nível de conhecimento, por ser uma linguagem muito complicada e incômoda.
As linguagens de programação de alto nível são mais fáceis de entender, suas funções são ditas como: faça, enquanto, imprimir, etc. Geralmente em inglês para facilitar a memorização e a lógica de programação. Diferente das linguagens de baixo nível, que são interpretadas diretamente pela máquina, as linguagens de alto nível necessitam ser traduzidas para uma linguagem binária, utilizando-se de um compilador.
Quando Programamos em uma linguagem de alto nível, primeiramente criamos a lógica de programação, ou seja, é onde falamos para o computador o que fazer e como fazer, em um arquivo de texto chamado código-fonte. Após criar o código-fonte devemos converter este arquivo em uma linguagem binária, utilizando o compilador correspondente a linguagem a qual estamos programando. O compilador irá gerar um segundo arquivo chamado de executável ou programa, que será interpretado pela máquina. Mas, ainda, existem linguagens de programação que não necessitam de compiladores como, por exemplo, o PHP que é uma linguagem de programação onde as suas instruções ou algoritmos são compilados e executados ao mesmo tempo.
Quer aprender mais sobre PHP? Veja o curso PHP Developer, onde é abordado recursos de PHP desde o básico até avançado. O curso é formado por vídeo aulas explicando cada recurso, e o aluno pode praticar no mesmo momento do vídeo. Clique aqui para conhecer o contéudo do curso ou clique aqui para assistir aulas gratuitas.